menu.about

about.history

about.history

A Escola Adventista de Ponta Grossa teve sua fundação no ano de 1952, quando, por iniciativa do então Pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Ponta Grossa, Pr. Manoel Soares, iniciou os preparativos para se instalar nesta cidade uma Escola que trouxesse à comunidade ponta-grossense a educação baseada nos princípios cristãos.

Primeiramente, o Pastor Manoel Soares, convocou a Igreja, e com a ajuda dos irmãos Emanoel Kumpel, Álvaro Martins, Olegário Marcondes, Alberto Wotzsker, Helena Kumppel, Lucio Alves Silva, Placidina Santos e Eulália de Caat, decidiram então iniciar com o apoio da Associação Paranaense da Igreja Adventista, as atividades educacionais, batizando a escola com o nome de ESCOLA PRIMÁRIA ADVENTISTA.

A Escola começou suas atividades no ano de 1952 em uma sala de madeira que ficava no fundo da Igreja, e a Professora Eunice Soares, filha do pastor Manoel Soares, atuava como Professora e Diretora, lecionando na parte da manhã para a 3ª e 4ª séries e na parte da tarde para a 1ª e 2ª séries. A Professora Eunice continuou à frente da escola até o ano de 1953.

            Em 1975, a Escola recebeu seu novo nome que perdura até o dia de hoje: ESCOLA ADVENTISTA DE PONTA GROSSA.

            Em 1978 iniciou-se a implantação do então curso Ginasial, sendo em 1978 a 5ª série, 1979 a 6ª série, 1980 a 7ª série e 1981 a 8ª série. Para melhor adequar o espaço, a antiga igreja que havia iniciado a construção do novo templo, cedeu todo o prédio para reformas e construção do prédio escolar.

Em 1984 foi feita uma ampliação nas instalações da escola, implantando assim a Pré-Escola, e partir daí a Escola passou a chamar ESCOLA ADVENTISTA ENSINO PRÉ ESCOLAR E 1º GRAU.

No ano de 2003 foram feitos novos investimentos que possibilitaram a melhoria na estrutura, a reformulação das cores através de um arrojado estudo de arquitetura tornando a Escola atrativa e bonita.

No ano de 2006, os professores Geraldo e Ivete Araújo, deixam a Escola de Ponta Grossa, devido à transferência da Professora Ivete para a cidade de União da Vitória. Portanto, em agosto de 2006 a escola recebe a diretora Maiza Nunes Godoy Rudiniki. Ainda no mesmo ano, vários projetos foram trabalhados, e o destaque foi a multifeira realizada em outubro, sendo apresentados vários projetos desenvolvidos com os alunos.

No final do ano de 2006, uma avaliação foi feita entre funcionários, pais e alunos para analisar a visão que os mesmos estavam tendo da escola. Com essa avaliação várias frentes puderam ser projetadas para 2007. Uma delas em relação ao parque infantil da Pré – Escola. Diante disso foi feito uma reforma geral no parque e na quadra.

Em fevereiro de 2008, assume a direção da Escola a professora Simone da Penha Christo Bacelar, esposa do Pastor Ezeir Bacelar, e a mesma deu a continuidade dos trabalhos já iniciados.

Os projetos e eventos não pararam no ano de 2009, continuamos dando atenção especial à saúde através dos alimentos e desenvolvendo integração.

O ano de 2010 começa sob a direção da professora Simone da Penha Christo Bacelar, porém em julho do mesmo ano assume em seu lugar a professora Greice Marks de Farias. Esse ano foi marcado por saídas de campo, apresentação do coral, escola de pais, a tradicional multifeira entre outros projetos. No mesmo ano, com ajuda da ACP conseguimos um laboratório de informática todo equipado para atender nossos alunos.

O ano de 2012 continua sob a administração da professora Greice Marks de Farias. No mês de junho do mesmo ano, toda equipe escolar esteve envolvida na realização da Expo-Saúde, onde tivemos o apoio do departamento de Mordomia da ACP, e de muitos outros profissionais da área de saúde. Aproveitando a presença dos pais tivemos o Festival de Corais, Expo-Infantil e Expo-Mar. No mês de julho, durante o recesso das aulas, foi realizada a reforma da quadra de esportes, e a fixação de telas de alambrado ao redor de toda a mesma.

O ano de 2013 começou com mudanças, nos despedimos da professora Greice Marks de Farias. Assumiu em seu lugar a professora Taisa Costa Barbieri Grellmann de Almeida, vinda do distrito de Quatiguá – PR. No ano seguinte, muitas atividades e projetos especiais foram realizados, entre eles, comemoração do Dia Internacional da Mulher e apresentações especiais de Dia das Mães e Dia dos Pais.

No ano de 2015, a professora Taisa continuou à frente da direção da escola. Dentre os projetos e as comemorações preparadas durante o ano, foi realizada a “Festa do Azul”, um incentivo para os alunos que alcançaram a média no segundo e terceiro bimestre, tivemos também a Semana do Criacionismo, com uma encenação escrita pela Coordenadora Glinis Muniz e encenada pelos funcionários da escola.

O ano de 2016 iniciou com mudanças, nos despedimos da professora Taisa Costa Barbieri Grellmann e recebemos a professora Cássia de Carvalho Venturini May, que veio do Colégio Adventista de Guarapuava. Ficamos felizes em receber a professora Cássia com toda a sua experiência. O ano de 2017 foi iniciado ainda sob a direção da professora Cássia. Tivemos um ano muito abençoado, com vários programas especiais como o Dia das Mães e o Dia dos Pais na Chácara Montes e a Cantata de Páscoa. Assim também como os projetos como “Piudacinho de Mim” com a direção da professora Nayara de Oliveira (Ensino Religioso), “Nossos Velhinhos São Top” no Asilo São Vicente de Paula e outras atividades.

A professora Cássia May continuou à frente da direção no ano de 2018, no mesmo ano foram realizados o Varal Solidário, as saídas pedagógicas ao Museu de Arqueologia e ao Castelinho Florença, além das comemorações com os jogos da Copa do Mundo, tivemos também a Semana da Criança, com atividades feitas especialmente para elas e as apresentações do Coral da EAPG. Em 2018, nós nos despedimos da professora Cássia de Carvalho Venturini May, que foi para o Colégio Adventista do Boqueirão, e recebemos o professor Emerson Lemões Motta, que veio do IACS, Instituto Adventista Cruzeiro do Sul, localizado em Taquara - RS, onde atuou como diretor acadêmico, para estar à frente da equipe EAPG.

O ano de 2019 começou com uma comemoração muito especial, pois no mesmo ano se iniciou a construção da nova Escola Adventista de Ponta Grossa, o lema foi “Construindo mais que uma Escola”. Foram realizadas diversas atividades e projetos muito especiais para os alunos, dentre eles a participação no Encontro de Corais UEPG, a Feira Cultural com a presença dos pais e da comunidade ponta-grossense, a Noite Literária organizada e apresentada pelos alunos do Ensino Fundamental II, as saídas pedagógicas, as comemorações da Semana da Criança, com brinquedos infláveis,  Dia do Pijama e a Cantata de Natal. Durante os meses que se passavam, todos que faziam parte da EAPG e a comunidade escolar puderam acompanhar a construção da nova Escola Adventista de Ponta Grossa. Desde a preparação do terreno, os primeiros alicerces, os primeiros andares, até chegar ao final do acabamento. Um presente para a cidade de Ponta Grossa. Deus esteve cuidando de cada detalhe de todo esse processo e o início do ano de 2020 foi marcado com o início das aulas já no espaço moderno da nova EAPG.                                               

Diretores

Eunice Soares – 1952 - 1953

Lourdes – 1954

Lenir Ribeiro de Souza – 1955

Guerda Burgo – 1956-1957

Rute Duarte Paiva – 1958

Noemi Guimarães - 1959

Marina Mazzari – 1960- 1961

Lili Pachulski – 1962 – 1963

Alvair Martins – 1964 – 1967

Ruthe Miquiles – 1968 – 1969

Atílio Ribeiro – 1970

Marina Mazzari – 1971

Alice Bittencourt – 1972 – 1974

Marina Mazzari – 1975 – 1981

Luiz Carlos Pereira – 1982 – 1984

Gecemira Matos Pinto – 1984 – 1985

Lacy Nunes Lima – 1986 - 1987

Pr. João Damásio Júnior – 1988 - 1989

Benedito Rozendo Silva – 1990 – 1992

Magali L. Silva ramos – 1993

Ubiratan Santos Moreira - 1994            

Sebastião Edilson Gomes – 1995

Benedito Rozendo Silva – 1996 – 2001

Nantilde Moltocaro Silva – 2002 – 2003

Geraldo Araújo – 2004 – 2005

Maíza Nunes de Godoy Rudiniki – 2006- 2007                                        

Simone da Penha Christo Bacelar – 2008 – 2009

Greice Marks Farias – 2010 – 2012

Taisa Costa Barbieri G. de Almeida – 2013 a 2015

Cássia de Carvalho Venturini May – 2016 a 2018

Emerson Lemões Motta – 2019 a 2023 

Ben-Hur de Castro Vaz - 2023 Atu