História

A Escola Adventista de Ponta Grossa teve sua fundação no ano de 1952, quando por iniciativa do então Pastor da Igreja Adventista do 7º Dia de Ponta Grossa, o pastor Manoel Soares, iniciou os preparativos para se instalar em Ponta Grossa uma Escola que trouxesse à comunidade pontagrossense a educação baseada nos princípios cristãos.

Primeiramente, o Pastor Manoel Soares, convocou a Igreja, e com a ajuda dos irmãos Emanoel Kumpel, Álvaro Martins, Olegário Marcondes, Alberto Wotzsker, Helena Kumppel, Lucio Alves Silva, Placidina Santos e Eulália de Caat, decidiram então iniciar com o apoio da Associação Paranaense da Igreja Adventista, as atividades educacionais, batizando a escola com o nome de ESCOLA PRIMÁRIA ADVENTISTA.                      

A Escola começou suas atividades no ano de 1952 em uma sala de madeira que ficava no fundo da Igreja, e a Professora Eunice Soares, filha do pastor Manoel Soares,  atuava como Professora e Diretora, lecionando na parte da manhã para 3ª e 4ª séries e na parte da tarde para a 1ª e 2ª séries. A Professora Eunice continuaria à frente da escola até o ano de 1953.

No ano de 1954 a Escola passaria a contar com os serviços da Professora Lourdes que ficaria todo este ano de 1954 lecionando até ser substituída no ano seguinte. Após isso, foi convidada pela Associação a assumir as classes da Escola, a Professora Lenir Ribeiro de Souza, que mudou-se para Ponta Grossa em 1955 passando assim a comandar a escola por um ano contando com a ajuda do seu noivo (hoje esposo), Durvalino, hoje Pastor Durvalino, que a auxiliou como voluntário fazendo a divulgação e as matrículas escolares.

Em 1956, assume as classes a professora Guerda Burgo, esposa do Pastor José Turíbio de Burgo, então Pastor distrital de Ponta Grossa. A professora Guerda daria a sua contribuição à Escola Primária Adventista.

O ano de 1958 também foi um ano de mudança, pois assumiu o cargo a Professora Rute Duarte Paiva, que trabalharia no estabelecimento até a metade do ano de 1959 quando assumiria a Professora Noemi Guimarães.

O Começo da década de 1960 também foi marcado pelo trabalho de duas pessoas, continuava à frente dos trabalhos a Professora Marina Mazzari, sendo este ano, auxiliada pelo Professor Edvaldo Luiz Mazzari. A Professora Marina lecionava para a 1ª e 2ª séries, enquanto o Professor Edvaldo conduzia a 3ª e 4ª séries. Porém no ano de 1961 a Professora Marina Mazzari assumiria sozinha todas as turmas durante todo este ano, onde terminaria o seu primeiro período à frente da Escola Primaria Adventista.

Em 1962, a Escola passou aos cuidados da Professora Lili Pachulski, que permaneceu até 1963, quando foi substituída pela Professora Alvair Martins.

Em 1964, o nome da Escola foi alterado de Escola Primária Adventista, para Escola Adventista Santos Dumont. Até 1965 a Professora Alvair trabalhou sozinha com todas as séries até receber no ano de 1966 a ajuda da Professora Haydê Lindquist Castelane, que passou a lecionar para 1ª e 2ª séries. Em 1967 seria a professora Betina Louise Gerok que lecionaria junto com a professora Alvair Martins.

Em 1968 a Escola passaria para a responsabilidade da professora Ruthe Miquiles, esposa do então Pastor distrital, Michiles, e a Professora Branca Maciel assumiria no meio do ano, no lugar da professora Alvair Martins. que foi transferida para a Escola Adventista de Castro.

Em 1969 a Escola voltaria a contar com a professora Alvair Martins.

Na década de 70  os destaques da Escola foi o uniforme dos alunos que chamava atenção e era o orgulho daqueles que aqui estudavam. Abaixo uma foto com a Profa. Branca  e um grupo de alunos 

Na década de 70 a Junta Escolar foi muito atuante ajudando na Administração da Escola. Era dirigida pelo irmão Atílio Ribeiro que auxiliava na administração da Escola, e sempre procurou desenvolver ações e apoio para melhor condução da Escola.

Greice Marks

Com a chegada da diretora Greice Marks de Farias a escola recebeu várias melhorias inclusive a remodelação do laboratório de informática, que recebeu equipamentos novos. Muitas modificações estruturais foram realizadas.

2010

Taisa de Almeida

No ano de 2013 assumiu a diretoria escolar a professora Taisa Costa Barbieri Grellmann de Almeida com muita motivação e garra para mudanças. Foram feitas várias reformas, incluindo cantina e salas de aula.

2013

Educação Infantil

Nesse ano tivemos a inauguração do Prédio novo da Educação Infantil. Iniciamos o ano letivo com mais 4 salas de aula, totalmente equipadas para receber alunos de 3 a 5 anos com muito carinho e segurança.

2015

Cassia May

Iniciamos o ano recebendo a professora Cássia de Carvalho Venturini May. Acreditamos que com sua experiência certamente contribuirá para o crescimento de nossa escola. Rumo ao novo Colégio Adventista em Ponta Grossa.

2016

Colégio novo

Em janeiro desse ano realizamos o grande sonho da compra de um novo terreno, com 3.628 m², para construção do novo Colégio Adventista. As obras serão iniciadas ainda nesse período - mês de outubro. É uma grande conquista!

2017