Escola Adventista de Ponta Grossa

Unidade - Ponta Grossa

Ponta Grossa - PR

Sobre a Escola

História da Escola Adventista na cidade de Ponta Grossa

 

A Escola Adventista de Ponta Grossa, teve sua fundação no ano de 1952, quando por iniciativa do então Pastor da Igreja Adventista do 7º Dia de Ponta Grossa, o pastor Manoel  Soares, iniciou os preparativos para se instalar em Ponta Grossa uma escola que trouxesse à comunidade pontagrossense a educação baseada nos princípios cristãos.

 

 

 

 

Primeiramente, o Pastor Manoel Soares, convocou a  igreja, e com a ajuda dos irmãos EMANOEL KUMPEL, ALVARO MARTINS, OLEGÁRIO MARCONDES, ALBERTO WOTZSKER, HELENA KUMPPEL, LUCIO ALVES SILVA, PLACIDINA SANTOS E EULÁLIA DE CAAT, decidiram então iniciar com o apoio da Associação Paranaense da Igreja Adventista, as atividades educacionais, batizando a escola com o nome de ESCOLA PRIMÁRIA ADVENTISTA.  

      

 

 

 

A escola começou suas atividades no ano de 1952 em uma sala de madeira que ficava no fundo da igreja, e a professora EUNICE SOARES, filha do pastor Manoel Soares, que atuava como professora e diretora, lecionando na parte da manhã para 3ª e 4ª séries e na parte da tarde para a 1ª e 2ª séries. A professora Eunice continuaria à frente da escola até o ano de 1953.

 

No ano de 1954,Circe Ema Degraf, lecionou para as quatro séries, substituindo a Professora Eunice Soares.

 

 

 

 

No ano de 1954 a escola passaria a contar com os serviços da professora LOURDES que ficaria todo este ano lecionando até ser substituída no ano seguinte.

 

 

 

 

 

 

 

Convidada pela Associação a assumir as classes da escola, a professora LENIR RIBEIRO DE SOUZA, mudou-se para Ponta Grossa em 1955 passando assim a comandar a escola por um ano contando com a ajuda do seu noivo (hoje esposo), DURVALINO, hoje PASTOR DURVALINO, que a auxiliou como voluntário fazendo a divulgação e as matriculas escolares.

Em 1956, assume as classes a professora GUERDA BURGO, esposa do PASTOR JOSÉ TURÍBIO DE BURGO, então pastor distrital de Ponta Grossa. A professora Guerda daria a sua contribuição à Escola Adventista de Ponta Grossa por dois anos.

O ano de 1958 também foi uma ano de mudança, pois assumiu o cargo a professora RUTE DUARTE PAIVA, que trabalharia no estabelecimento Até a metade do ano de 1959 quando assumiria a professora NOEMI GUIMARÃES.

 

 

 

 

 

 

Professora Rute Duarte de Paiva e alunos da EAPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Professora Marina Mazzari

 

 

 

 

 

 

 

 

O Começo da década de 1960 também foi marcado pelo trabalho de duas pessoas. Continuava à frente dos trabalhos a professora MARINA MAZZARI, sendo este ano, auxiliada pelo professor EDVALDO LUIZ MAZZARI. A professora Marina lecionava para a 1ª e 2ª séries, enquanto o professor Edvaldo conduzia a 3ª e 4ª séries. Porém no ano de 1961 a professora MARINA MAZZARI assumiria sozinha todas as turmas durante todo este ano, onde terminaria o seu primeiro período à frente da Escola Adventista de Ponta Grossa.

 

  

 

 

 

 

Professor Edvaldo Luiz Mazzari.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1962, a escola passou aos cuidados da professora LILI PACHULSKI, que permaneceu até 1963, quando foi substituída pela professora ALVAIR MARTINS.

 

 

 

 

 

 

 

Em 1964, o nome da escola foi alterado de Escola primária Adventista, para Escola Adventista Santos Dumont.

Até 1965 a professora Alvair trabalharia sozinha com as turmas até receber no ano de 1966 a ajuda da professora HAYDÊ LINDQUIST CASTELANE, que passou a lecionar para 1ª e 2ª séries. Em 1967 seria a professora BETINA LOUISE GEROK que lecionaria junto com a professora Alvair.

 

 

 

 

 

 

 

Escola Adventista de Ponta Grossa – 1965 – Professoras Alvair Martins e Haydê Lindquist Castelane.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 1968 a escola passaria para a responsabilidade da professora RUTHE MIQUILES, esposa do então pastor distrita, MICHILES, e a Professora BRANCA MACIEL assumiria no meio do ano, no lugar da professora Alvair que foi transferida para a Escola Adventista de Castro.

 

 

 

 

 

 

 

Em 1969 a escola voltaria a contar com a professora ALVAIR MARTINS.

 Em 1970 a junta escolar dirigida pelo irmão Atílio Ribeiro, auxiliava na administração da escola, que sempre procurou desenvolver ações e apoio para melhor condução da escola.

 Em 1971 a professora MARINA MAZZARI FERREIRA foi convidada para lecionar na escola devido ao início do curso de admissão chamado de quinta série, e durante mais de dois anos lecionou e liderou a escola até o fim do mesmo ano.

 Em 1972 temos a presença e o trabalho da professora ALICE BITTENCOURT, que assumiu também a direção da escola.

Em 1974 a professora MARINA MAZZARI FERREIRA voltaria à direção da escola, e neste período a escola mudou seu nome para ESCOLA ADVENTISTA DE PONTA GROSSA. Durante esta administração a escola iniciou a implantação do então curso Ginasial, sendo em 1978 a 5ª série, 1979 a 6ª série, 1980 a 7ª série e 1981 a 8ª série. Para melhor adequar o espaço, a antiga igreja que havia iniciado a construção do novo templo, cedeu todo o prédio para reformas e construção do prédio escolar.

  Na administração do professor LUIZ CARLOS PEREIRA que iniciou em 1982, começou então a mudança do prédio e transformação da igreja em prédio escolar.

 A professora JECEMIRA MATOS PINTO, seria a nova diretora, que assumiria a escola no ano de 1984, ficando no cargo até 1985, ano em que foi implantado o ensino pré-escolar.

 Em 1986, assume a direção a professora LACY N. LIMA, que também dirigiria a escola por um período de dois anos.

 O ano de 1988 contou com a direção do então pastor distrital da IASD Central de Ponta Grossa, o PASTOR JOÃO DAMÁSIO JÚNIOR, que até o ano de 1989 dividiria se tempo entre a igreja e a Escola Adventista.

 A década de 1990 começa com um novo diretor, o professor BENEDITO ROZENDO SILVA. Em seu primeiro mandato como diretor da escola ficaria três anos, quando seria substituído em 1993, pela professora MAGALI L. SILVA RAMOS.

 O ano de 1994 contaria com a direção do professor UBIRATAN SANTOS MOREIRA.

  Em 1995, nova mudança. Desta vez a escola ficou aos cuidados do diretor SEBASTIÃO EDÍLSON GOMES, que ao final deste ano seria substituído pelo já conhecido professor BENEDITO ROZENDO DA SILVA.

Desta vez o professor Benedito passaria um longo período à frente da escola. Foram seis anos de mandato, onde ao final deste período viria a ser substituído pela professora NANTILDE MOLTOCARO SILVA.

 A professora Nantilde esteve na direção deste estabelecimento até o ano de 2003, período em que a escola ultrapassou pela primeira vez a casa dos duzentos alunos, com um crescimento consistente nas séries iniciais.

A Escola Adventista de Ponta Grossa no período de 2004 a 2005 sob a direção do professor GERALDO ARAÚJO, que realizou reformas de pintura e mudança de muro e fachada com apoio da Associação, através do Departamento de Educação.

 

 

 

 

 

No ano de 2006 a professora Maíza Nunes de Godoy Rudiniki assume a direção da Escola Adventista Ponta Grossa, realizou diversas reformas de reestruturação interna, tanto em “lay out” quanto na área pedagógica.

 

 

 

 

 

Sob o comando da professora Simone da Penha Christo Bacelar, que assumiu em 2008, deu-se continuidade as reformas iniciadas na gestão anterior.

 A atual gestão da Escola Adventista de Ponta Grossa está sob o comando da professora Greice Marks Farias, que teve início em 2010 e concluiu o processo de reforma e modernização da escola.

 

A escola hoje oferece o ensino fundamental completo, com turmas desde o Pré IV, até a 8ª série.

 

A Escola Adventista de Ponta Grossa procura oferecer à comunidade, uma educação feita com amor e qualidade, baseada nos princípios cristãos, procurando sempre valorizar e respeitar seus alunos, buscando capcitá-los para exercer a cidadania.

 

   

 

ESCOLA ADVENTISTA

 

  

 

Ensinando Valores, Construindo Vencedores